PUBLICIDADE
Notícias

MDIC prevê ano difícil para balança comercial brasileira

13:36 | 03/08/2012
A secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Tatiana Prazeres, reiterou nesta sexta-feira sua estimativa de crescimento de 3,1% para as exportações brasileiras neste ano. De acordo com ela, a previsão é pequena comparada com a expansão de 28% registrada no ano passado porque este será um "ano difícil" para a balança comercial do Brasil por causa da crise econômica mundial.

"Mesmo assim, estamos conseguindo manter elevado o nível das exportações", disse a secretária, durante participação no seminário 'O Brasil em Meio às Transformações do Cenário Internacional', realizado na capital paulista pela Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais e da Globalização Econômica (Sobeet).

Tatiana rebateu críticas de que a pauta de exportações brasileira para os Estados Unidos não é diversificada. "Apesar de concentrada em petróleo, a pauta do Brasil para os Estados Unidos é sim diversificada", disse.

A secretária afirmou ainda que tem chamado sua atenção o crescimento nos últimos meses das exportações do Brasil para a Ásia, com destino a países que não a China. "As exportações para a China estão crescendo, mas a um ritmo moderado", disse.

TAGS