PUBLICIDADE
Notícias

Mantega prevê crescimento perto de 4% no 4º trimestre

12:32 | 31/08/2012
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, reafirmou, nesta sexta-feira, que o governo segue trabalhando para que o País cresça mais do que no ano passado. Ele destacou que a economia brasileira está mais forte atualmente do que no segundo trimestre, e que, no quarto trimestre deste ano, "vamos crescer perto de 4%". Mantega salientou que as projeções de crescimento, quando são feitas, consideram condições normais e, portanto, não levam em conta possíveis crises econômicas.

O ministro avaliou ainda que o maior problema da economia brasileira atualmente é de demanda, e não de oferta, a qual, segundo ele, não terá dificuldade para acompanhar um crescimento de Produto Interno Bruto (PIB) entre 4% e 4,5% ao ano.

Mantega afirmou que o momento é para se pensar em redução de juros e não em elevação. O ministro fez esta afirmação ao ser questionado sobre a necessidade de retomada do aumento dos juros no próximo ano, diante da previsão da Fazenda de que a economia está tendo retomada, podendo o PIB chegar a 4,0% no próximo ano.

O ministro, no entanto, não vê necessidade de uma retomada da elevação da taxa de juro básico no ano que vem, porque, segundo ele, o governo tem tomado medidas para a redução de preços e custos, o que vai assegurar que a inflação permaneça sob controle. Ainda segundo o ministro, independentemente da Selic, a taxa de juro cobrada pelo mercado vai continuar caindo. "Temos tomado cuidado para que a inflação fique sob controle", disse.

TAGS