PUBLICIDADE
Notícias

Indefinição da Aneel pode levar Celpa à falência

17:08 | 28/08/2012
O administrador judicial da recuperação da Celpa, Mauro Santos, foi surpreendido pela decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que adiou a análise do plano de transição da distribuidora de energia elétrica do Pará, mergulhada em dívidas de R$ 3,4 bilhões. Segundo ele, a empresa enfrenta um rombo operacional de R$ 70 milhões por mês e não tem condições de resistir por muito tempo. “Sem uma definição [em breve], a Celpa irá à falência”, disse Santos.

Segundo ele, ainda é possível que a Aneel realize uma reunião extraordinária nos próximos dias, mas há dúvidas se haverá tempo hábil. O plano de recuperação da Celpa deveria ter sido avaliado hoje, mas foi retirado da pauta da reunião da diretoria colegiada da agência reguladora.

A assembleia de credores da distribuidora paraense, que já foi adiada três vezes, ainda continua marcada para o dia 1º de setembro. Mas a empresa depende de uma aprovação da Aneel para levar adiante o seu plano de recuperação. Sem o sinal verde da agência reguladora, não há acordo com credores nem com investidores.

“O adiamento [pela Aneel] criou uma insegurança. Não esperávamos que isso acontecesse”, disse Santos

Ele afirmou ter recebido hoje à tarde um telefonema do relator da Aneel, Romeu Rufino, que lhe informou que a avaliação do caso da Celpa havia sido retirado da pauta, mas não esclareceu os motivos. Santos aguarda um retorno por parte da Aneel.

Amanhã, Rufino deve se reunir em Belém com o administrador da recuperação da empresa e com a juíza da 13ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Pará. Segundo Santos, essa reunião já estava agendada. As informações são do site Valor Econômico.
Redação O POVO Online

TAGS