Inadimplência cai 12% na 1ª quinzena de agosto, diz ACSP
Na primeira quinzena de agosto ante os quinze dias inicias de julho, o Indicador de Consultas de Cheque (ICH) também subiu (15,3%). O balanço quinzenal da ACSP aponta ainda que o Indicador de Registro de Inadimplentes (IRI) caiu 12,4% no período analisado, enquanto o Indicador de Recuperação de Crédito (IRC) da associação se manteve estável.
"O consumidor continua evitando que o seu nome entre para o cadastro de devedores. Ao mesmo tempo, os que estão no cadastro procuram renegociar as dívidas, o que explica o ritmo moderado nas compras em geral", avalia a equipe da ACSP, em nota distribuída à imprensa.
Variação anual
Na comparação da primeira quinzena de agosto com o mesmo período do ano passado, o indicador que mede o movimento do comércio teve alta de 2,7% na capital paulista. Na mesma base de comparação, o indicador de inadimplência cresceu 3%; o de recuperação de crédito subiu 8,5%; e o Indicador de Consultas de Cheque (ICH) subiu 0,1%. A alta pouco expressiva neste indicador na comparação de 2012 com 2011 está relacionada ao clima, de acordo com a ACSP. "O clima quente para essa época do ano desestimulou a venda de roupas e calçados da coleção outono/inverno", diz a nota.
"Embora o ritmo de vendas permaneça moderado, o fato de o governo incentivar os investimentos na infraestrutura garantirá também o aumento da produção, viabilizando a retomada da atividade econômica em bases permanentes", comentou, na nota, o presidente da ACSP, Rogério Amato.