PUBLICIDADE
Notícias

Governo antecipa pacote a sindicalistas e recebe crítica

18:59 | 15/08/2012
O Programa de Concessões de Rodovias e Ferrovias, lançado nesta quarta-feira pela presidente Dilma Rousseff, foi apresentado com uma pequena antecedência a sindicalistas. Coube ao ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, a tarefa de apresentar o pacote, em reunião realizada no meio da manhã no Palácio do Planalto. Participaram representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) e União Geral dos Trabalhadores (UGT).

A iniciativa do Planalto, entretanto, terminou sendo alvo de críticas. "Mais uma vez nós fomos chamados só pra informar do pacote. Nós achamos que o pacote é importante porque vai investir mais de R$ 100 bilhões no setor de infraestrutura, e isso é importante. Mas eu acho que falta conversar um pouquinho mais. Qual é a contrapartida que o trabalhador vai ter nesse investimento?", questionou o presidente em exercício da Força Sindical, Miguel Torres.

"Até agora não se falou nada na participação dos trabalhadores, número de geração de emprego, qualificação e no bom emprego, emprego de qualidade. Então nos garantiram que vai ter outras conversas pra que nós possamos implementar um critério para que possa contemplar os trabalhadores." Questionado se o plano se assemelhava a uma privatização, Torres respondeu: "Ela está acompanhando a mudança do mundo. Acho que ela (Dilma) está vendo que tem a necessidade de envolver o capital privado cada vez mais na economia."

Durante a reunião, o ministro Gilberto Carvalho disse ainda que o Ministério do Planejamento discutirá propostas de reajuste para os servidores. A secretaria-geral deverá programar uma série de reuniões com as centrais sindicais para discutir temas de interesse dos trabalhadores, como a isenção de Imposto de Renda na PLR e a criação de um fundo para preservar postos de trabalho durante crises financeiras.

"O princípio é a criação de um fundo pra proteger o emprego durante a crise, de seis meses a dois anos de duração. Então, do ponto de vista de estabilização do emprego, é muito bom", disse Torres.

TAGS