PUBLICIDADE
Notícias

GM e Isuzu fazem recall de mais de 258 mil SUVs

16:46 | 19/08/2012
As montadoras General Motors (GM) e a japonesa Isuzu estão fazendo um recall de mais de 258 mil SUVs (veículos de grande porte, normalmente derivados de caminhonetes) nos Estados Unidos e Canadá. O objetivo é reparar pequenos circuitos nas janelas e nas portas dos veículos que podem causar incêndios.

A iniciativa atinge os modelos de 2006 e 2007, dentre eles, o Chevrolet TrailBlazer, GMC Envoy, Buick Rainier, Isuzu Ascender and Saab 97-X. As SUVs foram comercializadas em 20 estados dos Estados Unidos, Washington e Canadá. Nessas localidades, o sal e outros produtos químicos são usados para limpar as estradas no inverno.

Segundo documentos postados no site de administração dos Estados Unidos sobre a segurança do tráfego de estrada nacional (NHTSA), os fluidos com produtos químicos entram pela porta do motorista e causam corrosão em placas de circuitos, podendo acarretar incêndios. Nos relatórios da GM, constam 28 incidentes com fogo, mas a empresa não soube informar quais lesões foram causadas.

Devido aos problemas, informa o site da NHTSA, os interruptores das janelas serão trocados gratuitamente e os proprietários receberão cartas com informações sobre a data para realização dos reparos. O porta-voz da GM, Alan Adler, informou que os consumidores que vivem nas localidades não incluídas no recall terão também direito aos consertos.

O site NHTSA começou a investigação das SUVs em fevereiro após receber uma dúzia de queixas relatando incidentes com fogo. Em uma das mensagens, uma mulher afirma que seu veículo TrailBlazer - um dos modelos de SUVs - começou a pegar fogo enquanto estava na sua garagem. Os bombeiros foram acionados para apagar o incêndio e informaram à proprietária que o incidente começou na porta do motorista. "O fogo destruiu toda a lateral do condutor do veículo, uma parte do banco do carona e o teto", escreveu ela. O modelo TrailBlazer foi um grande sucesso de vendas de SUVs. Porém, em 2009, esse modelos foram eliminados e substituídos por modelos como Chevrolet Traverse, Buick Enclave e GMC Acádia. As informações são da Associated Press.

TAGS