PUBLICIDADE
Notícias

Fusão com a Trip faz Azul mudar o comando

Empresa deve anunciar hoje sua mais importante reestruturação desde a fundação, em dezembro de 2008

15:38 | 21/08/2012
A Azul Linhas Aéreas deve anunciar hoje a mais importante reestruturação administrativa desde a sua fundação, em dezembro de 2008, motivada pela fusão com a regional Trip Linhas Aéreas. A união de Azul e Trip foi anunciada no dia 28 de maio deste ano.

O fundador e presidente do conselho de administração da Azul, David Neeleman, reassume a presidência-executiva da companhia. Pedro Janot, que ocupava o cargo há quatro anos, sai da empresa. Janot, que antes da Azul teve passagens por redes de varejo como Pão de Açúcar e Zara, se recupera de um grave acidente ocorrido em novembro do ano passado, quando sofreu uma queda de cavalo.

Neeleman deve permanecer como presidente do conselho de administração da empresa, acumulando os dois cargos. A reestruturação da Azul vai envolver, ainda, a saída de outros três executivos do alto escalão.

O vice-presidente comercial, de marketing e tecnologia da informação, Paulo Nascimento, também está deixando a empresa. Ele conquistou esse cargo após ter se destacado em um programa interno de busca de novos valores na companhia. O diretor de relações institucionais da Azul, Adalberto Febeliano, e o diretor de recursos humanos, Paulo Mesnik, também saem da companhia.

A Azul Trip também deve anunciar a criação de um comitê executivo, que vai comandar a parte operacional da futura companhia aérea resultante da fusão. As duas empresas operando de maneira independente, mas a tendência é a de prevalecer uma marca.

O atual presidente-executivo da Trip, José Mário Caprioli, será o presidente desse comitê. Ele também acumulará a função de principal executivo operacional. O comitê também terá o atual vice-presidente financeiro da Azul, John Rodgerson, como o seu principal executivo de finanças. Por último, o atual vice-presidente de marketing da Azul, Trey Urbahn, será o principal executivo de gerenciamento de receita e malha aérea.

A fusão entre a Azul e a Trip deu origem à holding Azul Trip S.A.. Os acionistas da Azul terão 67% de participação e os da Trip terão os 33% restantes. O negócio não envolveu, pelo menos nessa primeira etapa, desembolso de dinheiro entre os acionistas ou injeção de dinheiro novo nas duas empresas. As informações são do site Valor Econômico.
Redação O POVO Online

TAGS