PUBLICIDADE
Notícias

Fortaleza tem 6.260 novos carros por mês com redução do IPI

15:01 | 30/08/2012
A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) trouxe um ganho importante para o setor de veículos novos. Nos três primeiros meses (junho, julho e agosto) em que o benefício foi dado ao setor, foram comercializados 18.805 carros, em média 6.268 unidades por mês. Nos cinco primeiros do ano, a média foi de 3.975 por mês, totalizando 19.875. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores no Ceará (Fenabrave-CE).

“A média é praticamente o dobro”, destacou o presidente da Fenabrave Ceará, Fernando Pontes. Segundo ele, a expectativa do mercado é continuar a se expandir nos próximos meses. “Ainda há uma demanda reprimida. Ainda há clientes querendo comprar e aproveitaram a redução para poderem adquirirem seu carro”, destacou.

Em média, a venda de veículos novos vem crescendo a taxas de 4% na comparação com o mês anterior. Em junho, foram comercializados 6.276 unidades, alcançando 6.332 em julho. Até a ultima quarta-feira, 29, foram 6.197 veículos em agosto, mas a expectativa é chegar a uma média de 6.400 faturados até o final do mês.

Fila de espera

Quem quer aproveitar o benefício deverá comprar o mais rápido possível, segundo Pontes. Ele explicou que o carro precisa ser faturado na fábrica para ser dada a redução do IPI.

“O ideal é que vá logo porque a tendência é de que demore e os veículos comecem a escassear novamente”, ressaltou. Ele lembrou que a média é de 30 a 60 dias de espera para a chegada de algum veículo.

Segundo Pontes, ainda é cedo para dizer se o governo poderá prorrogar por mais tempo o benefício. “Vai depender muito da avaliação de mercado”, destacou. Ele disse ainda que os maiores beneficiados com a redução do imposto foram as pessoas físicas.

Teresa Fernandes

TAGS