PUBLICIDADE
Notícias

FecomercioSP cobra fim da onda de greves no País

16:20 | 14/08/2012
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) cobrou em nota nesta terça-feira o fim das greves que estão em andamento e pediu que o governo federal e os servidores públicos cheguem rapidamente a um acordo para evitar mais prejuízos ao País. Na avaliação da entidade, falta regulamentação para as mobilizações trabalhistas e o Congresso Nacional precisa "suprir uma omissão histórica e criar uma lei ordinária regulando o direito de greve para o setor público", a fim de evitar situações semelhantes no futuro.

A entidade afirma não ser contra o direito de greve, mas ressalva que o reajuste de até 56% reivindicado pelos grevistas é "irreal", estando acima da inflação acumulada dos últimos 12 meses. O resultado, ainda segundo a entidade, significaria um gasto adicional de R$ 92 bilhões por ano aos cofres públicos, equivalente a 2% do PIB.

Na avaliação da Federação, a paralisação de servidores da Polícia Federal, da Agência Nacional de Saúde (Anvisa) e dos auditores fiscais da Secretaria da Receita Federal que, em alguns casos já dura 80 dias, gera prejuízos para a economia nacional ao afetar serviços fundamentais como o armazenamento de produtos nos portos, a liberação de medicamentos importados e o comércio externo, além de prejudicar o policiamento nas fronteiras, a emissão de passaportes e os serviços nos aeroportos brasileiros.

"Os congestionamentos nas rodovias federais são outro ponto grave a ser considerado, já que prejudicam as áreas de logística e podem culminar em desabastecimentos pontuais e prejuízos ao comércio", conclui a entidade.

TAGS