PUBLICIDADE
Notícias

Empresa busca 7,9% mais crédito em julho, diz Serasa

13:42 | 20/08/2012
Puxada pelas micro e pequenas empresas, a demanda das companhias brasileiras por crédito mudou de trajetória e cresceu em julho 7,9% na comparação com junho, mês em que o índice havia caído 8,7% perante maio. O levantamento feito pela Serasa Experian mostra, ainda, que no confronto com julho de 2011 o número de empresas que procuram crédito caiu 3%. No acumulado dos sete primeiros meses deste ano, o índice está negativo em 1% ante igual intervalo do ano passado.

Economistas da entidade justificam o aumento da demanda de junho para julho com a "consolidação" de uma perspectiva mais positiva para o avanço da economia. A melhora nos níveis de inadimplência, de empresas e pessoas, também pode ter contribuído para a expansão da demanda por financiamento. A equipe econômica da Serasa acredita ainda que as incertezas e riscos gerados pelo cenário externo devem se reverter gradativamente nesta segunda metade do ano.

Dentre os destaques do indicador, a demanda das micro e pequenas empresas por crédito cresceu 8,5% em julho ante junho de 2012. Já nas médias empresas, a busca diminuiu 1% e entre as grandes o indicador se manteve estável no período analisado. O quadro muda quando o indicador é comparado ao de julho de 2011: a demanda por recursos caiu 3% nas micro e pequenas empresas, subiu 11,1% entre as médias e teve alta de 11,5% nas grandes companhias.

No recorte de dados de busca por crédito por setor, o índice foi impulsionado por Serviços em julho, com alta de 11,2% na passagem de junho para julho. No Comércio, a alta foi de 5,3% e na Indústria houve elevação de 3,8% no mesmo comparativo. Na soma dos primeiros sete meses, apenas o setor de Serviços marca avanço na busca por recursos, com alta de 1,4% frente ao período de janeiro a julho de 2011. Na Indústria, houve queda de 1% e, no Comércio, uma baixa de 3% no acumulado do ano.

Considerando o registro por regiões, a Serasa destaca que os maiores aumentos de demanda por crédito ocorreram no Norte, com alta de 10,5% perante junho de 2012, no Nordeste (8,9%) e no Centro-Oeste (8,7%). As regiões Sudeste (7,6%) e Sul (6,8%) registraram crescimento mais modesto.

TAGS