PUBLICIDADE
Notícias

Emprego na Região Metropolitana de Fortaleza segue estável, mas com tendência de alta

08:56 | 29/08/2012
NULL
NULL

Confirmando a tendência dos últimos meses, o nível de emprego da Região Metropolitana de Fortaleza segue estável. Em julho, foram registrados 1,638 milhão de ocupados contra 1,632 milhão no mesmo período do ano passado, alta de 0,4%. Para os meses seguintes, a tendência é de expansão no número de postos de trabalho. Os números são da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED).

Segundo o coordenador de estudos e análise de mercado do IDT, Erle Mesquita, com a proximidade das festas de final de ano, as taxas de emprego devem se elevar. “Esperamos uma tendência que deve ocorrer com o crescimento tradicional”, ressaltou.

Além disso, outro fenômeno muito comum em ano de eleição é o aumento da contratação de informais para a campanha. Segundo Mesquita, a expansão já será vista no setor de serviços já na próxima pesquisa, referente ao mês de agosto.

Setores em expansão

Entre os setores, comércio e serviço são os que tiveram maior expansão em julho na relação a igual mês do ano anterior. Foram 367 mil contratados no comércio contra 359 mil no ano anterior. A elevação de 2,2% é devida principalmente ao mercado consumidor aquecido. Os incentivos, como a redução do IPI foram importantes, mas não determinantes, explicou.

A estabilidade no nível de empregos é positiva e mostra uma recuperação da economia, que vinha se desacelerando, de acordo com Mesquita. A maior participação entre os setores no número de empregos é o de serviços (48,7%), seguido por comércio (22%), indústria (18%) e construção (8%).

Outro setor importante, a construção civil apresentou estabilidade. Foram estimados 134 mil postos de trabalho em julho, mesmo número do ano passado. “A construção alcançou um crescimento expressivo nos últimos anos e conseguiu chegar a um patamar na força de trabalho”, destacou.

Outro destaque foi o trabalho doméstico, com nove mil ocupações a mais na passagem de junho para julho (de 122 mil para 131 mil). No mês de férias, de acordo com Mesquita, muitas famílias vão para casas de veraneio. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a atividade se mantém estável.

A tendência do trabalhador doméstico é migrar para outras atividades, como vendas informais ou um emprego de carteira, principalmente em atividades comerciais.

O rendimento de Fortaleza vem crescendo, apesar de manter o menor nível de renda do Nordeste. A média da renda dos empregados passou de R$ 944 em junho do ano passado para R$ 997 no mês passado.

Estabilidade no País

A taxa de desemprego nas sete regiões metropolitanas do país ficou estável em 10,7% em julho, a mesma taxa de junho. No mesmo período do ano passado, o desemprego era de 11%.

O contingente de desempregados nas sete regiões em julho foi estimado em 2,419 milhões de pessoas, 14 mil a mais que em junho.

O levantamento é realizado nas regiões metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza e no Distrito Federal.

De acordo com a pesquisa, a população economicamente ativa (PEA) das sete regiões ficou em 22,617 milhões de pessoas, 133 mil mais que em junho.

Teresa Fernandes

TAGS