PUBLICIDADE
Notícias

Economia alemã crescerá em ritmo mais lento

20:53 | 19/08/2012
A economia da Alemanha crescerá em ritmo mais lento durante o restante do ano, principalmente por causa do enfraquecimento da demanda por bens e serviços dentro da zona do euro, indica o mais recente relatório mensal do Ministério das Finanças do país.

Segundo o documento, a economia alemã, normalmente impulsionada pelas exportações, é afetada por uma desaceleração da demanda devido aos problemas financeiros enfrentados pelo bloco. "O quadro geral dos dados econômicos apontam para um crescimento mais lento da economia alemã", afirma o relatório.

"Haverá certamente um enfraquecimento na dinâmica das exportações. A dinâmica da produção industrial também será atingida. Os indicadores mostram que no próximo mês veremos uma desaceleração no setor industrial da Alemanha", aponta o relatório mensal do Ministério das Finanças.

O recente aumento dos salários e o fortalecimento do mercado de trabalho interno preparam o terreno para um aumento do consumo, mas há sinais de que essa tendência será moderada. "As perspectivas deterioraram-se ligeiramente", relatou o ministro. Além disso, a confiança do empresariado também se deteriorou, o que pode levar os consumidores a serem mais cautelosos com seus gastos.

Ao mesmo tempo, o fortalecimento do mercado de trabalho do país continuou a aumentar sua receita fiscal. Entre os meses de janeiro e julho deste ano, a arrecadação total de impostos aumentou 5% ante o mesmo período de 2011 e atingiu 311,4 bilhões de euros.

Já a inflação alemã está abaixo de 2% durante três meses consecutivos. As informações são da Dow Jones.

TAGS