PUBLICIDADE
Notícias

Devolução de cheques por falta de fundos recua em julho

15:44 | 10/08/2012
A Boa Vista Serviços divulgou nesta sexta-feira que a devolução de cheques apresentou em julho a segunda queda consecutiva na comparação com o mês imediatamente anterior. No último mês, 1,96% dos cheques movimentados foram devolvidos por falta de fundos. Essa proporção era de 1,98% em junho e 2,15% em maio. Apesar do recuo, a proporção de cheques devolvidos sobre movimentados ainda é maior do que a registrada em julho do ano passado, de 1,95%.

Ao mesmo tempo, o número de cheques devolvidos aumentou (8,0%) em julho deste ano ante junho. O número de cheques movimentados cresceu ainda mais no mês (9,1%), o que contribui para o recuo no porcentual de cheques devolvidos. O volume de devoluções em julho deste ano foi 2,1% menor do que o número de igual mês no ano passado. Para os cheques movimentados, o resultado foi 2,3% menor. Na mesma base de comparação, o número de cheques devolvidos de pessoas físicas foi 2,8% menor em julho deste ano. Para pessoas físicas, o total foi 0,1% maior.

No acumulado do ano encerrado em julho, 2,02% dos cheques movimentados foram devolvidos por falta de fundos. No mesmo período do ano passado, a porcentagem era de 1,91%. Na comparação do acumulado do ano até julho com o mesmo período de 2011, o número de cheques devolvidos caiu 3,4% e o número de cheques movimentados registrou queda ainda maior, de 8,8%. De acordo com a Boa Vista, isso justifica o aumento do índice de cheques devolvidos sobre movimentados na comparação entre os períodos.

Ainda na comparação do acumulado do ano de 2012 até julho com igual período de 2011, o número de cheques devolvidos de pessoas físicas caiu 5,4% enquanto a devolução de cheques de pessoas jurídicas aumentou 2,9%.

TAGS