PUBLICIDADE
Notícias

Desemprego no Reino Unido diminui novamente

08:19 | 15/08/2012
O desemprego no Reino Unido diminuiu pela quinta vez seguida nos três meses encerrados em junho, provavelmente com ajuda do fato de a cidade de Londres ter sediado os Jogos Olímpicos deste ano. O Escritório para Estatísticas Nacionais (ONS, na sigla em inglês) informou que a medida internacional de desemprego caiu 46 mil no período, para o total de 2,56 milhões.

Com isso, a taxa de desemprego recuou para 8,0%, de 8,1% nos três meses até maio. Economistas consultados pela Dow Jones previam que a taxa permaneceria estável em 8,1%.

Uma medida mais atualizada também melhorou. A quantidade de pedidos de auxílio-desemprego declinou 5,9 mil em julho, em comparação com o aumento de 1 mil registrado em maio, deixando a taxa de desemprego em 4,9%, a mesma de maio. A queda em julho surpreendeu os economistas consultados pela Dow Jones, que previam alta de 7 mil pedidos.

A pesquisa mostrou que a quantidade de pessoas sem trabalho diminuiu 42 mil em Londres nos três meses até junho, momento em que as empresas provavelmente estavam contratando para lidar com o esperado aumento da demanda durante a Olimpíada.

O número de pessoas com emprego subiu 201 mil nos três meses até junho, a maior alta desde o período de maio a julho de 2010, elevando o total de empregados para a máxima em quase quatro anos de 29,5 milhões. A taxa de emprego, por sua vez, caiu para 71,0% - a menor desde o período de março a maio de 2009.

Outros dados mostraram que a pressão sobre o poder de compra dos consumidores britânicos prosseguiu em junho, já que os rendimentos ficaram estáveis enquanto a inflação se acelerou para 2,6% em julho, de 2,4% em junho. Os ganhos médios semanais excluindo bônus subiram 1,8% nos três meses até junho, inalterados em relação a maio. Incluindo bônus, os pagamentos aumentaram 1,6% no período. As informações são da Dow Jones.

TAGS