PUBLICIDADE
Notícias

Coutinho acha normal taxa de alavancagem de programa

12:18 | 15/08/2012
O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, avaliou como normal a taxa de alavancagem prevista no programa de concessões divulgado na manhã desta quarta-feira pelo governo, e disse que parte dessa alavancagem pode vir do mercado de capitais. "É normal ter 60%, 70%, 75% de alavancagem, principalmente no setor de infraestrutura, que tem características próprias e depende de garantias", avaliou. De acordo com o "Programa de Investimentos em Logística: rodovias e ferrovias", a alavancagem do setor pode ficar entre 65% e 80%.

Coutinho disse que o BNDES ainda terá que analisar os projetos que chegarem ao banco, pois cada um tem a sua própria característica. "As ferrovias, por exemplo, serão por meio de PPPs (Parceria Público-Privada). Isso é diferente e teremos de analisar os projetos", afirmou.

De acordo com a apresentação do governo, o financiamento de rodovias será feito com recursos do BNDES, que terão como juros a TJLP mais uma taxa de 1,5%, com carência de pagamento de três anos e a amortização poderá ser feita em até 20 anos. No caso das ferrovias, os juros serão de TJLP mais 1% com carência de até cinco anos e amortização de até 25 anos.

TAGS