PUBLICIDADE
Notícias

BCE estuda juros de referência para compra de bônus

10:45 | 19/08/2012
O Banco Central Europeu (BCE) está considerando estabelecer taxas de juros de referência para cada país em compras futuras de bônus soberanos, de acordo com uma reportagem da última edição da revista Der Spiegel.

A reportagem, que não diz a fonte da informação, afirma que de acordo com a proposta, o BCE compraria bônus de países afetados pela crise quando suas taxas de juros superaram um certo prêmio em relação aos bônus da Alemanha. Dessa maneira, os investidores receberiam um sinal sobre qual nível de taxa de juros o BCE considera apropriado, destaca a revista.

O conselho do BCE discutirá se implementará a proposta em uma reunião no início de setembro, afirmou a Der Spiegel. Como o Banco Central tem meios ilimitados, e pode imprimir dinheiro, tal medida evitará que os especuladores impulsionem as taxas de juros para o limite previsto, destaca a reportagem.

A medida também permitirá que o BCE mantenha os custos de financiamento dos países afetados pela crise sob controle e garanta que o spread da taxa de juros na zona do euro não se desvie para muito longe, segundo a revista.

A Der Spiegel afirmou que o BCE quer ser mais transparente sobre seu programa de compra de bônus no futuro, tornando público, por exemplo, o volume de títulos e o país específico do qual ele comprou os títulos logo após a operação. As informações são da Dow Jones.

TAGS