PUBLICIDADE
Notícias

BC projeta expansão moderada do crédito neste ano

12:51 | 15/08/2012
O diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton Araújo, disse nesta quarta-feira que a autoridade monetária trabalha com a perspectiva de crescimento moderado do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo semestre. Também disse que a economia global crescerá menos neste ano.

O diretor do BC fez ainda uma projeção de crescimento moderado para o crédito neste e no próximo ano. Hamilton participou de seminário realizado em São Paulo pelo Insper, com a palestra 'Perspectivas para a Economia Brasileira no Atual Cenário Econômico'. Ele afirmou que o BC espera que a que a inadimplência recue nos próximos trimestres e que o seu aumento se deu em função de excessos na contração de crédito em 2010. No entanto, segundo ele, o comportamento dos bancos mudou na hora de conceder crédito desde 2011, em parte por conta das atuações do Banco Central.

Na visão dos analistas, disse o diretor do BC, o pior momento do mercado de crédito ficou para trás. O volume de créditos dos bancos dados como perdidos está diminuindo. "Os créditos baixados como prejuízo pelos bancos estão recuando", disse Hamilton. Além disso, ele avalia que a parcela da renda das famílias comprometidas com pagamento de dívidas estão caindo. A maior parcela da renda comprometida com pagamentos de dívidas ocorreu no segundo semestre de 2011. Para as empresas, Hamilton afirmou que a concessão de crédito continua favorável.

TAGS