PUBLICIDADE
Notícias

Balança comercial tem contribuição negativa no PIB

10:52 | 31/08/2012
A contribuição da balança comercial nas contas nacionais é negativa, considerando a taxa acumulada em 12 meses. As exportações apresentaram alta de 2,8%, avanço no entanto inferior à alta da importação, que avançou 5,0%.

O que influenciou positivamente o Produto Interno Bruto (PIB) nesta base de comparação foram o consumo das famílias (2,5%) e as despesas de consumo do governo (2,2%). O consumo das famílias cresceu pelo terceiro trimestre consecutivo no segundo trimestre do ano (0,6%) na comparação com o primeiro. Entretanto, houve uma desaceleração em relação à taxa do primeiro trimestre, quando subiu 0,9%, e ao quarto trimestre de 2011, quando o consumo cresceu 1,0%.

No setor externo o recuo de 3,9% nas exportações apresentou "muito efeito da queda nos preços das commodities, apesar de o câmbio ter se desvalorizado", disse Rebeca Palis, gerente da coordenação de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As vendas externas vêm caindo desde o primeiro trimestre (-0,3%). As importações subiram 1,9%, após queda de 0,4% nos três primeiros meses do ano. Os números foram divulgados nesta sexta-feira.

TAGS