PUBLICIDADE
Notícias

Anac quer aumentar pressão sobre as companhias aéreas

Agência desenvolve novos parâmetros de qualidade para tentar identificar casos sistemáticos de desrespeito aos direitos dos passageiros

08:27 | 28/08/2012
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai apertar o cerco às companhias aéreas, a exemplo do que fez a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com as operadoras de telefonia móvel. Para reverter a deficiência dos serviços prestados, a autarquia está desenvolvendo novos parâmetros de qualidade para identificar os casos sistemáticos de desrespeito aos direitos dos passageiros. A determinação é multar "pesadamente" as companhias infratoras.

A agência reconhece que o trabalho é complexo e exige a criação de indicadores que excluam da conta os problemas ocorridos por motivos externos às empresas, como cancelamentos e atrasos causados por mau tempo.

Diante da constatação de que os passageiros não estão satisfeitos com o serviço prestado pelas aéreas, a Anac estabeleceu, já no ano passado, o combate a esse problema como uma de suas prioridades em 2012. A área técnica da agência já trabalha em novas normas que devem ser encaminhadas para a diretoria nos próximos dias e, depois disso, entrarão em audiência pública.

Bagagem

A agência pretende reduzir de 30 para 7 dias o prazo para que a companhia faça o ressarcimento nesses casos. Antes disso, porém, a companhia terá de dar uma quantia em dinheiro ao passageiro que ficou sem os seus pertences.

A ideia é que, com o maior rigor da agência e a possibilidade de multas salgadas, as empresas persigam mais eficiência.

Aéreas

O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) está acompanhando o movimento. De acordo com a entidade, as aéreas não são contra medidas que tenham o objetivo de aprimorar a qualidade do serviço, mas ressalta que elas não podem ser punidas por ineficiências da infraestrutura aeroportuária, como esteiras de devolução de bagagem defeituosas. As informações são do jornal O Estado de São Paulo.

Redação O POVO Online

TAGS