PUBLICIDADE
Notícias

Aeroporto de Aracati é inaugurado, mas ainda não há voos programados

A expectativa é de que o equipamento possa incrementar o fluxo turístico para o litoral leste. No entanto, ainda não há nenhum voo garantido

14:56 | 04/08/2012
O aeroporto regional Dragão do Mar, em Aracati, foi inaugurado na manhã deste sábado, 4. O equipamento custou R$ 23,74 milhões do Ministério do Turismo e Tesouro do Estado. A expectativa é de que o equipamento possa incrementar o fluxo turístico para o litoral leste. No entanto, ainda não há nenhum voo garantido.

Segundo o titular da Secretaria de Turismo do Governo do Estado, Bismarck Maia, ainda estão sendo negociados os voos. Ele destacou ainda que a presença de um Centro de Tecnologia da Companhia Aérea TAM será imprescindível para a atração de outras companhias.

A pista de pouso do equipamento conta com 2.200 metros de comprimento. “Não pode haver um destino consolidado de turismo sem um aeroporto. Independente de Fortaleza, mas interligado”, destacou Bismarck Maia.

O aeroporto faz parte de um planejamento para melhor a infraestrutura turística do estado, segundo o governador Cid Gomes. “O Ceará não pode ter apenas uma porta de entrada para o turismo e Aracati será uma das mais importantes”, ressaltou.

O ministro do turismo, Gastão Vieira, também esteve presente à cerimônia de inauguração. Segundo ele, foi idealizado um programa de aeroportos regionais do Governo Federal inspirado no Ceará. “Sem um aeroporto, fica difícil que o turista faça o que esperamos dele: comer, dormir e comprar”, disse Gastão Vieira.

A expectativa com os aeroportos regionais, segundo Vieira, é sair de sexta economia turística do mundo para terceira. “O Nordeste é que vai comandar o turismo externo que tanto necessitamos”, destacou Vieira.

Terminal preparado para aviões de grande porte

O terminal está preparado para receber aviões de grande porte, que operam em voos internacionais, como por exemplo, a família Boeing 737.

A pista de pouso, que existe desde 1942, foi ampliada em 600 metros, passando a 1,8 mil metros por 30 metros de largura, mais 400 metros de área de escape, totalizando 2.200 metros de comprimento. Com vida útil de 20 anos, pode operar 1.200 movimentos por ano. O pátio de estacionamento de aeronaves terá 152 metros por 90 metros.

TAGS