PUBLICIDADE
Notícias

Venezuela poderá exportar petróleo cru para o Brasil, diz Chávez

08:04 | 31/07/2012
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse que o seu país poderá exportar petróleo cru para o Brasil, que precisa importar o produto para suprir a demanda interna. A Venezuela é membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e tem uma das maiores reservas de petróleo do mundo.

"Nós, por exemplo, propomos e a presidente (Dilma Rousseff) se mostrou muito, muito interessada e já demos as primeiras instruções para que a Venezuela exporte petróleo cru ao Brasil", disse Chávez a jornalistas no Palácio da Alvorada, residência oficial da presidente Dilma Rousseff.

"O Brasil está importando petróleo ainda e nós estamos incrementando a produção. Este ano a Venezuela vai chegar de 3 milhões de barris diários de cru a 3,5 milhões", disse ele.

A Petrobras e a venezuelana PDVSA são sócias na refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, mas a estatal brasileira ainda aguarda as garantias financeiras necessárias da parte da PDVSA, que precisa de aval do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), financiador da obra.

A parceria entre as duas petrolíferas na refinaria foi celebrada em 2005, antes da descoberta do pré-sal brasileiro, em 2006. Na época, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Chávez fecharam o acordo prevendo a utilização de petróleo venezuelano, mais pesado que o brasileiro. As informações são do portal IG.

Redação O POVO Online

TAGS