PUBLICIDADE
Notícias

Transpetro recebe terceiro navio do Programa
de Modernização da Frota

07:31 | 09/07/2012
NULL
NULL
Atualizada às 13h20

O terceiro navio do programa de modernização e expansão da frota da Transpetro (Promef) entrou nesta segunda-feira em operação no Estaleiro Mauá, em Niterói, no Rio de Janeiro.

Em sua primeira viagem, o navio tanque batizado com o nome do historiador brasileiro Sérgio Buarque de Holanda seguirá para o porto de Salvador, na Bahia, carregado com nafta. O destino final será o polo petroquímico da cidade de Camaçari, também na Bahia.

Com 183 metros de comprimento e capacidade para transportar 56 milhões de litros de combustíveis, o navio é o 200º construído pelo Estaleiro Mauá, em Niterói (RJ). A embarcação tem índice de nacionalização de 72%, acima dos 65% estipulados em contrato.


Presente ao evento, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, ressaltou o resgate da indústria naval brasileira. "A indústria naval renasceu e hoje emprega 60 mil trabalhadores. Hoje temos a quarta maior carteira de encomendas do mundo. Estamos atrás apenas de Coreia, China e Japão", afirmou Lobão.

Navios petroleiros

O Promef já encomendou 49 navios petroleiros, com investimento de R$ 10,8 bilhões, e 20 comboios hidroviários, por R$ 432 milhões. O programa viabilizou a implantação de três novos estaleiros no Brasil: Estaleiro Atlântico Sul (EAS), já em operação, e os estaleiros STX-Promar e Rio Tietê, ambos em construção.

Depois de anos décadas de crise, o Brasil já tem a quarta carteira mundial de encomendas de navios. O setor, que chegou a ter menos de dois mil trabalhadores na virada do século, emprega hoje quase 60 mil pessoas.

Em 25 de novembro do ano passado, a Transpetro recebeu, também do Estaleiro Mauá, o navio de produtos Celso Furtado. Em 25 de maio de 2012, entrou em operação o petroleiro João Cândido, construído pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Pernambuco.

Redação O POVO Online

TAGS