PUBLICIDADE
Notícias

Operadoras de telefonia: saiba o que funciona com a proibição da Anatel

10:00 | 24/07/2012
NULL
NULL

Alguns serviços das operadoras Oi, Claro e TIM estão mantidos, mesmo com a decisão da Agência Nacional de Telecomuni- cações (Anatel) em proibir a venda de novas linhas das empresas de telefonia.

A TIM é a operadora mais afetada com a decisão. A empresa está proibida de vender novas linhas em 18 estados, inclusive no Ceará. Em nota, a TIM disse que vai tomar todas as medidas necessárias para restabelecer o quanto antes a normalidade de suas atividades.

A Claro foi proibida de comercializar novas linhas em São Paulo, Santa Catarina e Sergipe. A operadora informa que irá fazer fortes investimentos em rede no Brasil. A Oi está com a venda suspensa de chips no Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rio Grande do Sul.

Serviços mantidos
> Devolução de chips que não podem ser ativados, caso o cliente comprove que comprou após o dia 23 de julho, quando começou valer a proibição. O valor do chip deve ser ressarcido, segundo o Procon-SP.
> Clientes das operadoras penalizadas poderão trocar chips danificados. A proibição da Anatel é válida apenas para novos clientes.
> Em caso de roubo de celulares, clientes também poderão adquirir um novo chip junto à empresa.
> Os serviços de venda de celulares desbloqueados e a troca de planos também estão mantidos.

Serviços proibidos
> Venda de novas linhas de telefonia celular (planos de voz) ou serviço de internet móvel (3G).
> Não é possível fazer portabilidade para a operadora proibida de vender. Isso vale também para clientes de outros estados e que desejam migrar para a telefonia penalizada.
> Chips comprados em revendas não poderão ser habilitados. A decisão vale para compras a partir da data da proibição.
> A operadora que descumprir a determinação da Anatel será punida com uma multa diária de R$ 200 mil por estado.

Redação O POVO Online

TAGS