PUBLICIDADE
Notícias

Mantega diz que aumento nos gastos quebra o País

Ministro da Fazenda critica projetos em tramitação no Congresso Nacional

08:14 | 05/07/2012
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, criticou projetos em tramitação no Congresso que, segundo ele, põem em risco as contas públicas e podem quebrar o Estado. Ele citou o Plano Nacional de Educação (PNE), que eleva as despesas com educação para 7% do Produto Interno Bruto (PIB) nos próximos cinco anos e para 10% a partir do sexto ano; os aumentos de salários dos servidores públicos federais, que vão afetar a folha de pagamento da União; e a extinção do fator previdenciário.

Segundo o ministro, o governo é favorável ao aumento do investimento em educação, mas não pode admitir a elevação das despesas “de forma intempestiva” pelo Congresso.

O ministro defende idade mínima para aposentadoria. Sobre a extinção do fator previdenciário, que acaba com a data limite para aposentadorias e que também traz ônus para as contas públicas, Mantega defendeu a exigência da idade mínima para a aposentadoria. Ele lembrou que apenas dois ou três países não estabelecem idade mínima em suas regras previdenciárias. As informações são do jornal O Globo.

Redação O POVO Online

TAGS