PUBLICIDADE
Notícias

Lojistas cobram de governador implantação
do Fundo do Comércio Varejista

Nesta segunda-feira, 9, o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), Freitas Cordeiro, deverá apresentar demanda do setor ao governador

07:54 | 09/07/2012
Sancionada desde 2010, a lei que cria o Fundo de Desenvolvimento do Comércio Varejista (FDCV) ainda precisa ser implementada. Nesta segunda-feira, 9, o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), Freitas Cordeiro, deverá apresentar a demanda do setor ao governador Cid Gomes. O almoço de negócios acontece na sede da CDL de Fortaleza a partir das 12h30. Também é esperada a presença do Secretário da Fazenda, Mauro Filho.

Entre os incentivos do Fundo Comercial às empresas está a redução de até 75% da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

“O Fundo do Comércio varejista enfrentou a parte da legislação e toda ela já está esgotada, pronta. E na parte da burocratização e implantação sofre obstáculos. Essa vai ser uma das demandas com o governador”, disse Freitas Cordeiro em entrevista ao jornalista Eliomar de Lima.

O objetivo, segundo ele, é encontrar uma forma de que o benefício seja concretizado. “Já está legalizado, regulamentado, mas o processo ainda não foi deslanchado”, completou.

Cordeiro disse ainda que no encontro será apresentada uma pauta de reivindicações que já estão na agenda do governador. “Queremos apresentar os pleitos e ouvir do governador as sinalizações para o resultado, quais as soluções que ele traz para essas reivindicações”, destacou.

Lei de incentivo ao comércio cearense

Para se beneficiar com a medida de incentivo, os lojistas devem atender alguns critérios, tais como implantar ou ampliar suas instalações no Interior do Estado, gerar mais empregos, adotar ações de responsabilidade, além de utilizar o emissor de cupom fiscal.

“É uma lei que vai conceder estímulos para o crescimento do comércio”, avaliou Cid Gomes no ato em que sancionou a lei. Na ocasião, o governador disse que a medida é uma resposta para os que reclamavam que só se falava em incentivos à indústria.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) em Fortaleza, Freitas Cordeiro, disse na ocasião tratar-se de um avanço para o comércio cearense. Segundo ele, o setor responde por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará, 49% de arrecadação do ICMS e emprega 68,9% dos trabalhadores formais.

Redação O POVO Online com informações do Blog do Eliomar

TAGS