PUBLICIDADE
Notícias

Fipe revisa projeção de IPC de 2012 de +5,3% para +4,8%

13:02 | 03/07/2012
A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) revisou para baixo sua previsão anual do Índice de Preços ao Consumidor (IPC). Antes, a entidade admitia uma inflação de 5,3% em 2012, mas, agora, a expectativa é de que o ano termine com inflação de 4,8%. De acordo com o coordenador do IPC-Fipe, Rafael Costa Lima, a projeção já considera um possível aumento no preço da gasolina.

Com relação à previsão mensal, a instituição espera que o IPC encerre julho em +0,30%. Os economistas da Fipe preveem que o grupo Alimentação continue pressionando a inflação, porém, com menos intensidade do que a verificada em junho, passando de +1,03% para +0,61%.

O grupo Transporte também deve continuar em queda em julho, porém, não tão expressiva quanto a vista no mês anterior. Em junho os transportes tiveram queda de 0,73% e, em julho, espera-se que a taxa chegue a -0,35%. De acordo com a Fipe, a redução no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) ainda pressiona para baixo os preços do grupo, porém, de forma menos intensa.

TAGS