PUBLICIDADE
Notícias

Europa estuda criar agência para supervisionar bancos

19:25 | 08/07/2012
Autoridades financeiras de alto escalão da zona do euro estão trabalhando em um plano para criar uma agência subordinada ao Banco Central Europeu (BCE) e que supervisionaria os grandes bancos na região. Líderes da zona do euro pediram a criação da agência em uma reunião de cúpula no mês passado, como peça-chave para uma futura união bancária no bloco.

Autoridades que participam das discussões disseram que a agência provavelmente supervisionará os cerca de 25 principais bancos da região. Disseram também que os bancos menores continuarão sob a supervisão dos reguladores do mercado financeiro em seus respectivos países. Esses reguladores nacionais ficariam sob o controle da nova agência, cuja sede pode ser em Bruxelas, e não em Frankfurt, onde fica o BCE.

Embora os líderes da zona do euro queiram um acordo sobre a nova agência até o final deste ano, as autoridades financeiras dizem que a complexidade da tarefa deve fazer com que isso leve mais tempo. Segundo uma das autoridades, poderia ser criada uma agência interina para facilitar a transição.

A criação de uma autoridade para supervisionar o setor financeiro, com um único conjunto de regras para os bancos da região, é vista pela Alemanha e outras grandes economias como uma condição essencial para que eles considerem compartilhar recursos com outros países da zona do euro. As informações são da Dow Jones.

TAGS