PUBLICIDADE
Notícias

Cuidado com os gastos extras durante as férias

08:39 | 04/07/2012
Durante as férias escolares, os gastos extras aumentam exponencialmente, principalmente para quem tem crianças em casa. O ideal é se planejar com antecedência para gastos extras e viagens e não esquecer que os custos fixos como aluguel, contas de água e luz continuarão existindo. O alerta é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

“Neste período é importante prestar atenção nas finanças para não deixar que a empolgação das férias fale mais alto na hora do consumo. Para agradar os filhos e parentes, muitos acabam fazendo passeios e viagens que podem gerar gastos superiores a sua condição financeira. Daí, o resultado desse divertimento momentâneo pode ser um endividamento e muitas dores de cabeça”, explicou o diretor de educação financeira da Febraban, Fábio Moraes.

Fábio também alerta para a questão da organização do salário neste período. Segundo ele, o erro mais comum das pessoas nas férias é esquecer que as despesas fixas e mensais continuam, como água, luz, telefone, aluguel, carro, alimentos e outras. “Então é preciso organizar o dinheiro e lembrar que no mês seguinte a pessoa vai trabalhar praticamente sem salário, pois geralmente a remuneração de quem volta de férias é paga no fim do mês”, afirma Fábio.

Mesmo que muitas famílias optem em não viajar, por conta dos gastos, é importante ressaltar que geralmente os gastos domésticos aumentam nesta época do ano.

Redação O POVO Online

TAGS