PUBLICIDADE
Notícias

Crise e inadimplência impulsionam alta
das taxas de juros ao consumidor

Taxas de operações de crédito voltam a subir, após quatro meses seguidos de queda

06:51 | 13/07/2012
Taxas de juros praticadas em operações de crédito à pessoa física voltaram a subir em junho, após quatro meses seguidos de queda, segundo pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac).

Das seis linhas de crédito pesquisadas, uma apresentou estabilidade (rotativo do cartão de crédito), duas foram reduzidas (cheque especial e CDC-Bancos) e as demais (juro do comércio, empréstimo pessoal nos bancos e empréstimos pessoais nas financeiras) tiveram elevação.

O Banco Central já fez oito cortes na taxa básica de juros, queda que havia sido acompanhada pelos bancos públicos e privados. De acordo com a Anefac, o juro do empréstimo pessoal nos bancos subiu de 3,59% em maio para 3,63% em junho. A mesma modalidade de empréstimo nas financeiras teve o juro elevado de 7,98% para 8,04% no período e o juro cobrado no comércio passou de 4,72% para 4,75% ao mês.

A taxa do rotativo do cartão de crédito ficou estável em 10,69% ao mês. O Crédito Direto ao Consumidor (CDC) dos bancos teve a taxa reduzida de 1,85% para 1,84% em junho. E o juro do cheque especial caiu de 8,24% para 8,22% no mesmo período.

Anefac espera novos cortes nos próximos meses

A pesquisa da Anefac mostra que, na média, a taxa de juro para pessoa física subiu 0,32% no mês de junho. Ela passou de 6,18% ao mês para 6,20% entre maio e junho. A taxa anualizada corresponde a um juro de 105,82%, a maior taxa anual desde abril deste ano.

Segundo a Anefac, considerando as reduções promovidas pelo Banco Central na Selic entre dezembro de 2011 e junho (antes da redução para 8% ao ano feita ontem), a taxa caiu 2,5 pontos percentuais, o que equivale a uma redução de 22,73%. No mesmo período, a taxa de juros média para pessoa física apresentou uma redução de 9,02 pontos percentuais, o equivalente a uma redução de 7,85%. As informações são do jornal O Globo.

Redação O POVO Online

TAGS