PUBLICIDADE
Notícias

Com atraso das refinarias, Governo dá sinal verde para Petrobras negociar com empresas estrangeiras

07:42 | 03/07/2012

Preocupado com o atraso no cronograma de obras das refinarias da Petrobras que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o governo deu sinal verde para que a estatal acelere a negociação de parcerias com empresas estrangeiras. Além da Premium II, do Ceará, estão na lista Comperj, Abreu e Lima e Premium I

Segundo especialistas, a entrada de capital estrangeiro vai evitar que o País deixe de construir as refinarias. Sem elas, a dependência cresceria tanto que, em 2020, acabaria por colocar em risco a autonomia e o crescimento do país.

A alternativa, que vinha sendo evitada para preservar a autonomia do país no processamento do petróleo do pré-sal, é vista agora como uma saída para manter os prazos de conclusão e operação desses empreendimentos, após a decisão da Petrobras de reduzir o ritmo de investimentos em refino no seu Plano de Negócios 2012/2016.

Entre as empresas estrangeiras interessadas está a gigante chinesa Sinopec, que atualmente opera no país em consórcios para exploração de campos de petróleo. Outras multinacionais da área de refino já manifestaram interesse em se associar com a Petrobras, mas as parcerias não prosperaram. A exceção é a venezuelana PDVSA, que participa da construção da refinaria Abreu e Lima.

A Petrobras não confirma as negociações, mas, segundo fontes do governo, a opção pelo capital estrangeiro decorre da avaliação de que postergar prazos para refino significa aumentar perigosamente a dependência do país de combustíveis derivados de petróleo importados. As informações são do Jornal O Globo

Redação O POVO Online

TAGS