PUBLICIDADE
Notícias

China estuda criar taxa de empréstimos a bons credores

11:30 | 14/07/2012
O Banco do Povo da China (PBoC, o banco central do país) estuda a possibilidade de introduzir a taxa prime, referência de juro utilizada em muitas economias desenvolvidas, após solicitar a opinião de bancos comerciais domésticos, informou o jornal estatal Economic Observer em sua edição deste sábado. A reportagem não cita as fontes da informação.

O jornal diz que o PBoC consultou alguns bancos de crédito no final de junho e no início de julho. A taxa prime é utilizada como referência nos empréstimos feitos pelos bancos comerciais a tomadores de primeira linha, como grandes corporações.

O PBoC está pesquisando um mecanismo de formação da taxa prime na China, com base em modelos utilizados em mercados como o norte-americano, o canadense, o japonês, em Hong Kong e Cingapura, afirma o jornal.

Algumas instituições de crédito apresentaram propostas ao banco central chinês e o modelo norte-americano foi o mais recomendado.

A China acentuou seus esforços para reformar o sistema de fixação de taxas de juro pelo governo nas últimas semanas, sinalizando uma grande mudança no sistema financeiro que sustentou o crescimento do país durante décadas.

Na semana passada, o PBoC cortou a taxa de juro de referência para a economia pela segunda vez em menos de um mês, para 6%. Para potencializar o efeito do corte no juro, o banco central disse aos bancos que poderiam emprestar a 70% da taxa de juro, abaixo dos 80% atualmente permitidos, tornando os empréstimos mais acessíveis. O PBoC estabelece o piso dos empréstimos e o teto das taxas de depósitos dos bancos. As informações são da Dow Jones.

TAGS