PUBLICIDADE
Notícias

Ceará tem a maior queda na produção industrial nos últimos 12 meses

12:21 | 06/07/2012
No período de 12 meses até maio, o Ceará alcançou uma retração de 7,9% na produção industrial. Foi o maior recuo na comparação com os outros estados do País onde é realizada a Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física – Regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Outras retrações foram observadas em Santa Catarina (-5,1%) e Rio de Janeiro (-3,9%). Nacionalmente, o índice foi de -1,8%.

No mês de maio, a produção industrial do Estado ajustada sazonalmente cresceu 2,9% frente ao mês imediatamente anterior, após recuar 3,8% em abril último. O resultado mostra uma recuperação da atividade no estado.

No confronto com igual mês do ano anterior, a produção industrial cearense cresceu 1,0% em maio de 2012, após registrar queda de 3,2% em abril último. O índice acumulado nos cinco primeiros meses do ano mostrou queda de 2,7% frente a igual período do ano anterior.

O índice mensal da indústria cearense avançou 1,0% em maio de 2012, com sete dos dez ramos pesquisados apontando expansão na produção. O impacto positivo mais relevante sobre o total da indústria foi observado no setor de alimentos e bebidas (13,6%), influenciado em grande parte pela maior fabricação de castanha de caju beneficiada, biscoitos, bolacha, refrigerantes, farinha de trigo, cervejas e chope.

Vale destacar também os resultados positivos vindos de metalurgia básica (61,7%) e de minerais não metálicos (19,5%).

Por outro lado, o principal impacto negativo ficou com a atividade de produtos têxteis (-21,5%), pressionado em grande parte pela menor produção de tecidos e fios de algodão.

O índice acumulado nos cinco primeiros meses de 2012 mostrou queda de 2,7%, com resultados negativos em cinco das dez atividades pesquisadas. A principal influência negativa sobre o total da indústria veio do setor têxtil (-22,1%).

Produção industrial cai em seis dos 14 locais em maio

Em maio de 2012, já descontadas as influências sazonais, os índices regionais da produção industrial apontaram variação negativa em seis dos 14 locais pesquisados, com destaque para as perdas mais acentuadas registradas por Espírito Santo (-7,2%) e Pernambuco (-4,0%). Os demais resultados negativos foram observados no Amazonas (-2,8%), Minas Gerais (-1,5%), São Paulo (-1,5%) e Região Nordeste (-0,8%). Por outro lado, Goiás (6,5%), Pará (4,9%) e Ceará (2,9%) assinalaram as taxas positivas mais intensas, enquanto Paraná (1,5%), Rio Grande do Sul (1,3%), Rio de Janeiro (1,1%), Santa Catarina (0,9%) e Bahia (0,3%) apontaram avanços mais moderados.

Redação O POVO Online

TAGS