PUBLICIDADE
Notícias

ANS suspende comercialização de 268 planos de saúde

Medida foi causada por descumprimento de prazos de atendimento. Proibição entra em vigor na sexta-feira, 13

16:59 | 10/07/2012

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu nesta terça-feira,10, a comercialização de 268 planos de saúde de 37 operadoras, por não terem cumprido o prazo mínimo de atendimento médico, além de realização de exames e internações. A medida não afetará os consumidores – cerca de 3,5 milhões - que já possuem vínculo com essas operadoras.

Os planos de saúde são avaliados a cada três meses, de acordo com o cumprimento dos prazos de atendimento. Na última terça-feira, a ANS já havia comunicado que analisava a suspensão das atividades de até 40 operadoras que estavam desrespeitando os prazos de atendimento estabelecidos pelo órgão. Ao todo, 162 empresas receberam pelo menos uma reclamação dentro do período avaliado, e 105, receberam queixas nos dois balanços feitos este ano.

O anúncio das 40 operadoras punidas foi feito hoje, no Rio de Janeiro, às 14h30, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e pelo diretor presidente da ANS, Mauricio Ceschin. Os casos denunciados pelos usuários à ANS são de desrespeito à Resolução Normativa nº 259. A suspensão estabelece o tempo máximo permitido entre o pedido de um procedimento, como consultas, exames e cirurgias, e seu atendimento. Proibição entra em vigor na sexta-feira (13), afirmou o diretor da Agência, Mauricio Ceschin.
 
Prazos de atendimento definidos pela ANS


Clínica médica, pediatria, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia – 7 dias
Atendimento em regime de hospital, consulta com fonoaudiólogo , nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta – 10 dias
Dentista – 7 dias
Resultado de exames em regime ambulatorial – 3 dias
Urgência e Emergência - imediato

 Nenhum dos planos que atuam em Fortaleza foi suspenso pela ANS.

Redação O POVO Online

TAGS