PUBLICIDADE
Notícias

Aneel aprova alta de 2,73% em tarifas da Celpa

18:34 | 31/07/2012
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na terça-feira a revisão tarifária das Centrais Elétricas do Pará (Celpa) referente ao terceiro ciclo, com aumento médio para o consumidor de 2,73%. A companhia, entretanto, está proibida de aplicar a nova tarifa a partir de 7 de agosto, em 143 municípios paraenses, porque está inadimplente.

A companhia, controlada pelo Grupo Rede Energia, encontra-se afundada em dívidas e está perto de concluir um processo de recuperação judicial. A expectativa do mercado é de que o Grupo Equatorial adquira o controle da empresa.

Os ciclos de revisões tarifárias das distribuidoras ocorrem a cada quatro anos e a revisão da Celpa deveria ter ocorrido em agosto do ano passado, mas, como a metodologia da Aneel só ficou pronta em novembro, as tarifas foram congeladas por um ano.

O órgão regulador também definir ainda nesta terça-feira o porcentual de reajuste anual da Celpa, referente a 2012. A companhia, porém, só poderá aplicar os aumentos, caso retire do processo de recuperação judicial os R$ 122,8 milhões em dívidas de encargos setoriais que não foram pagos entre setembro do ano passado e abril deste ano. Até lá, a empresa deverá manter as atuais tarifas.

TAGS