PUBLICIDADE
Notícias

A nova classe média quer ser dona da própria empresa

Mais do que carteira assinada, empreender é o principal objetivo da nova classe C brasileira, mostra pesquisa

12:00 | 27/07/2012
Os consumidores da nova classe média, que ajudaram a movimentar a economia brasileira nos últimos anos, agora têm um novo sonho: abrir o próprio negócio. Estudo do Instituto Data Popular mostra que dos 19,7 milhões de brasileiros interessados em iniciar uma empresa este ano, 58,3% – cerca de 11,5 milhões – são da classe C.

O cenário é de mudança. De prioridades e aspirações. A geração passada vislumbrava o emprego com carteira assinada como sinônimo de segurança. Mas a atual classe C, com renda familiar de R$ 2.295 em média, quer crescer profissionalmente e financeiramente.
O estudo elaborado pelo instituto de pesquisa Data Popular mostra ainda que há diferenças importantes, entre as classes sociais, em relação aos motivos para empreender no País.

Ao contrário do jovem universitário, que busca no negócio próprio principalmente sucesso e também reconhecimento, o empreendedor da classe média pensa na empresa como uma forma de dar boas condições para a família e até, se possível, agregar todos os parentes no estabelecimento.

Outra constatação da pesquisa mostra que 44% das pessoas que compõem hoje as classes A e B atingiram esse status pela primeira vez entre seus familiares – ou seja, os pais não eram considerados da elite. As informações são do jornal O Estado de São Paulo.

Redação O POVO Online














TAGS