Vendas do Dia dos Namorados crescem abaixo de 2011
Com relação ao fim de semana anterior ao Dia dos Namorados, o crescimento nas vendas também foi menor que o de 2011. Enquanto neste ano houve aumento de 4,2% em relação ao fim de semana do ano passado, em 2011 a alta havia sido de 4,9%.
A empresa considerou consultas realizadas no seu banco de dados e verificou que a cidade de São Paulo seguiu o ritmo nacional, com aumento nas vendas menor do que no ano passado. Em 2012, os crescimentos na semana e no fim de semana do Dia dos Namorados em São Paulo foram, respectivamente, de 4,1% e 2,7%. Em 2011, os resultados foram de 6% de aumento na semana e de 4,8% no fim de semana.
Em nota distribuída à imprensa, os economistas da Serasa Experian argumentam que o consumidor está endividado e "mais cauteloso em relação a novos parcelamentos", o que teria sido determinante para o resultado das vendas deste ano. "Ciente de que sua prioridade é a renegociação de dívidas, o consumidor continuou com o pé no freio no que diz respeito às novas compras", diz a nota.
Para a empresa, a expectativa é de que o reflexo de um aumento da confiança do consumidor apareça na segunda metade do ano, especialmente no último trimestre, em datas como Dia da Criança e Natal.