PUBLICIDADE
Notícias

União bancária na UE precisa primeiro de base legal

13:54 | 02/06/2012
A vice-presidente do banco central da Alemanha (Bundesbank), Sabine Lautenschlaeger, afirmou que uma união bancária na zona do euro só poderia ser estabelecida após a implementação de uma base legal. "Isso só pode acontecer no fim de uma longa estrada", disse ela em uma entrevista ao jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung. "Embora a legislação de supervisão seja amplamente harmonizada, a Europa ainda precisa de um sistema de leis administrativas que é absolutamente essencial para qualquer agência que teoricamente seria capaz de uma ação direta", comentou Lautenschlaeger.

Esta semana, o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, cobrou que os líderes políticos da Europa estabeleçam uma união bancária para proteger os correntistas e evitar que bancos em colapso ameacem o sistema financeiro do bloco. "A criação de um sistema de seguros de depósito na Europa e de um fundo de resgate na UE pode levar a um compartilhamento de risco", argumenta a vice-presidente do Bundesbank.

Lautenschlaeger afirma que o modelo da união bancária só seria bem-sucedido "se forem estabelecidos uma união fiscal, um controle central e direitos de execução". Além disso, ela alega que para tanto seria necessária uma ampla mudança nos tratados da UE e nas constituições nacionais, o que levaria muito tempo. Por isso, essa não é uma solução prática para os problemas enfrentados pelo bloco agora, diz ela. As informações são da Dow Jones.

TAGS