PUBLICIDADE
Notícias

Serasa aponta alta de 4,1% nas vendas em maio

12:16 | 05/06/2012
O movimento no comércio brasileiro avançou 4,1% em maio ante abril, a maior variação mensal desde agosto de 2007, segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio divulgado nesta terça-feira. Na comparação com igual período de 2011, a alta foi de 9,8%.

Entre janeiro e maio, a atividade no varejo cresceu 7,1% sobre os mesmos cinco meses do ano passado.

Os economistas da Serasa Experian atribuíram o desempenho positivo do comércio em maio à redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) no segmento de veículos e à volta dos feirões, que impulsionaram não apenas a venda de carros, mas também de motos e peças. O segmento automotivo sozinho avançou 4,9% no mês passado, melhor desempenho desde agosto de 2011.

Maio é também o mês do Dia das Mães, segunda melhor data para o comércio, atra´s apenas do Natal. A data elevou em 3,2% as vendas de móveis, eletroeletrônicos e produtos de informática.

Além desses segmentos, os demais setores do varejo nacional também tiveram expansão, destacando-se o de material de construção, com alta de 3,1% frente ao mês anterior. Já os segmentos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, combustíveis e lubrificantes e de tecidos, vestuário, calçados e acessórios apresentaram evoluções mais modestas (0,8%, 0,3% e 0,2%, respectivamente).

TAGS