PUBLICIDADE
Notícias

Selic para 2012 segue em 8%, aponta pesquisa Focus

09:38 | 11/06/2012
Boa parte do mercado financeiro não alterou suas estimativas para o patamar do juro na primeira pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira após a distribuição, na última sexta-feira, da ata da reunião de maio do Comitê de Política Monetária (Copom). Por enquanto, prevalece a aposta de que o juro básico da economia, a Selic, deve terminar o ano em 8%. Porém, o grupo dos analistas que mais acertam as estimativas no levantamento do BC, o chamado Top 5, já prevê taxa menor no fim do ano.

Entre todos os analistas, a mediana das estimativas para o patamar da taxa Selic no fim de 2012 seguiu em 8% ao ano pela quarta semana consecutiva. De acordo com esse prognóstico, a Selic cairia apenas mais uma vez, em 0,50 ponto porcentual, na reunião de julho. Essa estimativa, porém, pode ser revisada diante de uma ata que deixa aberta a possibilidade de cortes adicionais. Além disso, o documento foi divulgado na sexta-feira passada, entre um feriado e o fim de semana. No chamado Top 5, essa revisão de cenário pós-ata parece ter começado. No grupo, a previsão para o juro no fim do ano no cenário de médio prazo caiu de 8% para 7,75%.

Para 2013, entre todos os analistas ouvidos, prevalece a previsão de que a taxa de juro voltaria a subir, mas com uma alta menor que a prevista na semana passada. A mediana das estimativas para a Selic no fim do próximo ano caiu de 9,38% para 9%, na segunda queda seguida. Há um mês, estava em 9,75%. No chamado Top 5, a previsão é a mesma: juro de 9% no fim de 2013.

A pesquisa mostra ainda manutenção das expectativas para o juro médio neste ano em 8,72% pela terceira semana consecutiva. Para 2013, foi reduzida a previsão de Selic média de 8,75% para 8,50%. Quatro pesquisas antes, analistas esperavam juro médio de 8,75% em 2012 e de 9,46% no ano que vem.

TAGS