PUBLICIDADE
Notícias

Revise seus investimentos a cada três meses

Simulações que levem em consideração taxas e Imposto de Renda cobrados devem ser refeitas periodicamente. O resultado, que é o rendimento líquido projetado, indica se a aplicação continua adequada às metas

07:23 | 18/06/2012
Mudanças no cenário econômico, como corte de juros, aumento de impostos ou alta da inflação, afetam o resultado dos investimentos. Além disso, mudanças na vida pessoal também têm impacto nas finanças: perda de emprego, doença na família, nascimento de um filho.

Por isso, especialistas recomendam reavaliar as aplicações financeiras constantemente para verificar se as escolhas do passado e as metas do futuro continuam válidas. O ideal é uma revisão a cada três meses.

O investidor deve fazer uma simulação considerando as taxas cobradas e o Imposto de Renda, além de responder a três perguntas básicas: quanto posso investir? Por qual prazo? Qual é meu objetivo para esse dinheiro?

A conta, que pode ser solicitada à corretora ou à instituição financeira gestora dos investimentos, consiste em subtrair os custos -como taxas de administração ou corretagem e os impostos- do rendimento bruto previsto.

É o resultado desse cálculo -o rendimento líquido- que deve ser considerado para efeitos de comparação. As informações são da Folha de São Paulo.

Redação O POVO Online

TAGS