PUBLICIDADE
Notícias

Queda do PIB agropecuário era esperada, diz analista

12:48 | 01/06/2012
São Paulo, 1 - A economista Amaryllis Romano, da consultoria Tendências, afirmou que a forte queda do setor agropecuário dentro do relatório do Produto Interno Bruto (PIB) já era esperada. "Não há surpresa. A safra de grãos de verão caiu 8% e os abates de animais não se recuperaram", disse. Segundo ela, nem a desvalorização do real ante o dólar pode reverter esse cenário nos próximos meses.

O IBGE divulgou na manhã desta sexta-feira um recuo de 8,5% no PIB da agropecuária no primeiro trimestre de 2012 ante o mesmo período do ano passado. O setor teve a maior contribuição negativa para o resultado geral do PIB, na mesma base de comparação. Além disso, a produção anual de alguns produtos foi revisada para baixo, como soja (-11,4%) e fumo (-15,9%).

Para Amaryllis, a agricultura, de fato, não apresenta perspectivas positivas para o resto do ano. "Essa safra já é ruim. No próximo semestre, a cana poderiam ajudar um pouco. Mas, devido à chuva, a colheita está muito ruim, está caindo 38,7% (em relação ao mesmo período de 2011)", afirmou. De acordo com ela, o milho segunda safra e o café não terão participação relevante para alavancar o PIB no segundo semestre.

"A área de proteína animal, cuja previsão de crescimento é de 3%, também não compensaria a queda na produção dos grãos", comentou.

A economista ainda destacou que o setor agropecuário está sofrendo com o "clima horrível" nas regiões Norte e Nordeste, que sofrem com inundações e seca, respectivamente. "Agora, só podemos pensar na safra 2012/13. E com otimismo moderado."

O PIB geral brasileiro registrou aumento de 0,8% no primeiro trimestre de 2012 ante igual período do ano passado e de 0,2% em relação ao quarto trimestre de 2011, informou o IBGE.

TAGS