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Preços afetam confiança do setor de serviços, diz FGV

13:22 | 04/06/2012
O aumento acelerado nos preços dos serviços nos últimos meses pode ter diminuído a demanda de consumidores, o que estaria impactando a confiança dos empresários do setor. O Índice de Confiança dos Serviços Prestados às Famílias caiu 10,5% em maio na comparação com maio do ano passado, após sair de 119,7 pontos em abril para 114,9 pontos no mês passado. A queda foi maior do que a verificada pelo Índice de Confiança dos Serviços em geral, que foi de 5,9% nessa mesma comparação, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira.

"A área com taxas mais claramente negativas é a dos serviços prestados às famílias", ressaltou Silvio Sales, consultor do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre/ FGV), que divulgou a Sondagem dos Serviços. "Os dados sugerem que os aumentos dos preços praticados no varejo de serviços no contexto de um consumidor mais cauteloso, com o mercado de trabalho crescendo a uma velocidade menor, além de uma incerteza sobre a performance econômica, podem ter arrefecido a demanda por serviços de varejo."

Os serviços prestados às famílias incluem alimentação, alojamento, recreação, serviços pessoais e cursos de profissionalização. Embora não tenham peso muito grande no setor de serviços como um todo, são importantes geradores de postos de trabalho. A atividade tem uma participação de 8,8% no valor adicionado dos serviços, mas é responsável por 21,6% de toda a ocupação do setor.

Os preços dos serviços vêm crescendo acima da inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Enquanto o IPCA acumulou uma alta de 5,10% nos 12 meses encerrados em abril, os serviços pessoais subiram 11,60% no mesmo período.

O principal segmento dentro dos serviços prestados às famílias é a alimentação. O grupo inclui empresas de alimentação, bares e restaurantes. "A curva de alimentação está bem coincidente, até pelo peso: 55% dos serviços prestados às famílias vêm de alimentação fora de casa. Não por acaso, a confiança de alimentação vem coladinha com a curva de confiança dos serviços prestados às famílias", explicou Silvio.

A alta nos preços na alimentação fora do domicílio em 12 meses foi de 9,20%. A confiança dessa atividade teve uma queda de 8,9% em maio, saindo de 120,2 pontos em abril para 116,4 pontos no último mês.

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