PUBLICIDADE
Notícias

Petrobras adia divulgação do novo Plano de
Negócios para 2012/16

10:54 | 14/06/2012

Embora a Petrobras tenha aprovado seu novo plano de negócios na última reunião de conselho de administração da estatal, realizada na tarde da quarta-feira, 13, a companhia adiou a divulgação de suas estratégias para o quadriênio 2012-2016.

Os jornais nacionais que publicaram a informação divergiram em relação ao teor do plano. O Estado de S.Paulo afirma que a Petrobras tende a cortar R$ 8 bilhões de investimentos previstos para tornar as metas da companhia mais realistas com o mercado atual. A redução viria de projetos de refino ainda em fase conceitual.

Já o Valor Econômico publicou que não há previsão de cortes nesse volume. No final do ano passado, a companhia havia anunciado que pretende investir US$ 224,7 bilhões até 2015, o maior valor já aportado por companhias no mundo todo.

Segundo informações do Valor Econômico, entre as novidades do plano está a apresentação dos projetos (e investimentos necessários) por etapas. Antes, a empresa apresentava todos os investimentos necessários para um projeto, mesmo que as fases não estivessem detalhadas internamente.

Com Graça Foster na presidência, os projetos passam a ser considerados levando em conta quatro critérios: geração de caixa, captações necessárias para cumprir o plano, um limite de 2,5 vezes a relação entre o Ebitda e dívida (hoje a relação é de 1,71 vez) e o endividamento líquido. O plano de Graça para 2012-2016 será, aparentemente, mais realista e com projetos mais "sob controle" do que o anterior, onde os atrasos e outros problemas faziam com que a companhia não conseguisse cumprir suas metas. As informações são das agências.

Redação O POVO Online

TAGS