PUBLICIDADE
Notícias

Operários da construção civil buscam acordo com construtoras

12:29 | 01/06/2012

O acordo sobre as horas trabalhadas é o único ponto que ainda falta ser negociado para o fim da greve dos operários da construção civil que já se estende desde o dia oito deste mês. Algumas construtoras já estão procurando o acordo, segundo informações da assessoria de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil da Região Metropolitana de Fortaleza (Sticcrmf).

Sem citar o nome da construtora de grande porte que teria entrado em contato, o assessor do sindicato explicou que a proposta seria compensar os dias em greve com trabalho em sete sábados.

O Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon-CE) destacou, por meio de nota, que a greve já deveria ter sido suspensa por determinação judicial e, que, por isso, ingressou com requerimento junto ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) 7º Região, “comprovando o descumprimento e solicitando a execução da Ordem Judicial n° 130/2012, expedida no dia 30 de maio”.

No documento, segundo o Sinduscon, o Tribunal determina a suspensão imediata do movimento e o retorno dos trabalhadores a seus postos de trabalho, sob pena de multa diária no valor de R$ 50 mil.

Sobre o acordo em relação aos dias parados, o Sinduscon destacou que o artigo 7º da Lei nº 7.783/89 define que a participação em greve suspende o contrato de trabalho.

“Por este motivo, as empresas associadas ao Sinduscon-CE, em assembleia geral, informaram que não têm como arcar com os prejuízos dos dias não trabalhados, pois suas receitas e/ou faturamentos também estão comprometidos neste período de paralisação. As empresas também não vão ceder a pressão do Sindicato dos Trabalhadores para negociações em acordos individuais, gerando greves paralelas por canteiros”.

Diretor de sindicato indiciado

O diretor do sindicato dos trabalhadores da construção civil, Nestor Bezerra, que foi indiciado pela Polícia, foi procurado pela reportagem do OPOVO Online para comentar as acusações.

Na manhã desta sexta-feira, 1º, ele atendeu a ligação e pediu que retornasse depois e não atendeu mais as ligações.

Redação O POVO Online

TAGS