PUBLICIDADE
Notícias

Não há plano de resgate para banco da Espanha, diz UE

11:14 | 07/06/2012
A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, reiterou nesta quinta-feira que não recebeu nenhum pedido de ajuda da Espanha para recapitalizar os bancos do país. "Não há nenhum pedido das autoridades espanholas a esta altura para ajuda financeira. Assim, não existe um plano de resgate", comentou Amadeu Altafaj Tardio, porta-voz do comissário de Assuntos Econômicos e Monetários, Olli Rehn.

Segundo Tardio, atualmente está sendo realizada uma avaliação das fragilidades do setor bancário espanhol, que determinará quanto, em termos de recapitalização, será necessário. "Se essas necessidades financeiras de recapitalização não forem cobertas por meio de operações nos mercados, primeiro, ou com fundos públicos nacionais, em segundo lugar, somente então os instrumentos financeiros europeus podem ser ativados, com um pedido do Estado membro", explicou.

Ele reafirmou também que, sob as atuais "provisões legais" dos fundos de resgate temporário e permanente da zona do euro, a ajuda não pode ser fornecida diretamente para os bancos. A Espanha contratou auditores internacionais para avaliar as necessidades de capital dos bancos do país e o Fundo Monetário Internacional (FMI) deve publicar na próxima segunda-feira detalhes sobre suas estimativas para essas necessidades.

Tardio comentou que não se pode apressar uma análise acurada das necessidades de capital e que "nós temos de acabar com todas as dúvidas" sobre a saúde do sistema bancário espanhol. "Com base nessa avaliação, as autoridades terão de decidir a necessidade dessa recapitalização e decidir onde nós podemos conseguir esse dinheiro", comentou o porta-voz.

Uma outra representante da Comissão Europeia, Pia Ahrenkilde-Hansen, disse que a instituição está "na mesma página" da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, quando se trata da necessidade de uma maior integração econômica e monetária. O secretário do Tesouro do Reino Unido, George Osborne, afirmou nesta quinta-feira que o sistema bancário da Espanha precisa de uma injeção de capital para se recapitalizar sem piorar a situação da dívida soberana do país.

"É preciso resolver imediatamente a situação do sistema bancário espanhol e resolver a incerteza lá", disse Osborne em uma entrevista à rádio BBC, quando questionado como a zona do euro poderia combater a atual crise. Os comentários são feitos pouco antes de uma reunião entre o primeiro-ministro britânico, David Cameron, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, em Berlim, onde os problemas da zona do euro devem dominar as discussões. As informações são da Dow Jones.

TAGS