PUBLICIDADE
Notícias

Governo evita muita volatilidade cambial, diz Augustin

11:32 | 13/06/2012
O secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, disse nesta quarta-feira que o governo como um todo, em todas as suas áreas, trabalha com a ideia de não ter volatilidade excessiva do câmbio. "Este é um trabalho que o Banco Central faz, está na sua esfera de responsabilidade. Nossa participação é auxiliar, eventualmente", disse, ao sair de reunião mensal com parlamentares na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara.

De acordo com o secretário, a ação do Tesouro é mais eficiente quando é feita apenas compra para a dívida. "A dívida pode ser comprada com mais antecedência para efeito de pagamento, mas é um processo normal na medida em que temos uma crise internacional, que tem dias melhores, dias piores, e isso sempre interfere no câmbio", afirmou. "Atuamos enquanto governo para diminuir ao máximo a volatilidade, acompanhamos o dia a dia, não dá para saber qual será o momento de amanhã", comentou.

Augustin evitou fazer uma avaliação aprofundada sobre o atual patamar do dólar em relação ao real. "Este é um assunto que temos de ter muito cuidado para nos posicionarmos. O câmbio é flutuante, o importante é não sair de certos parâmetros, é não haver volatilidade excessiva", disse, sem apresentar mais detalhes.

O secretário lembrou que o Tesouro possui um programa de recompra em atividade. "Temos certos parâmetros. Na nossa última emissão fizemos recompra de valor expressivo e isso vai continuar", afirmou. Ele salientou que o efeito da recompra da dívida é diminuir o posicionamento devedor do País e, portanto, aumentar os níveis de reservas.

TAGS