PUBLICIDADE
Notícias

Fed surpreende bancos com proposta de novas normas

20:25 | 07/06/2012
O Federal Reserve norte-americano surpreendeu os bancos nesta quinta-feira ao aprovar uma norma que forçaria até mesmo as instituições menores a adequar-se às exigências de capitalização previstas no Acordo Basileia III. Segundo a proposta que o Fed fez circular, todos os 7.307 bancos norte-americanos terão de se adequar às novas normas.

No setor bancário, muitos esperavam que o Fed isentasse as instituições de crédito menores dessas exigências, cujo objetivo é reforçar o capital dos grandes bancos com presença global, cujas dificuldades alimentaram a crise financeira. As novas normas só deverão entrar em vigor em 2019.

"Estou surpreso. É uma mensagem muito clara de que o que pensávamos que se aplicaria somente aos grandes vale também para nós", comentou John Lane, o executivo-chefe do Congressional Bancshares de Bethesda (Maryland). Ele disse que esperava que as novas exigências de capitalização se aplicassem somente a bancos com mais de US$ 1 bilhão em ativos e, inicialmente, aos que têm mais de US$ 2 bilhões em ativos.

Para Karen Shaw Petrou, sócia e gestora da consultoria Federal Financial Analytics, o fato de o Fed ter ampliado o escopo das novas normas é "um chamado para que os bancos menores acordem". Ela acredita que muitos bancos pequenos "serão forçados a enfrentar mais um desafio a um modelo de negócios que já é frágil".

O presidente do Fed, Ben Bernanke, disse que "com essas revisões propostas para nossas normas de capital, as exigências de capitalização das organizações bancárias deverão refletir de maneira melhor seus perfis de risco, melhorando a resiliência do sistema bancário dos EUA em momentos de estresse e, com isso, contribuindo para a saúde geral da economia norte-americana". As informações são da Dow Jones.

TAGS