PUBLICIDADE
Notícias

Famílias paulistanas têm maior endividamento do ano

10:03 | 14/06/2012
O porcentual de famílias paulistanas endividadas subiu de 50,6% em abril para 53,2% em maio, mostra pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Com esse resultado, maio apresenta o maior nível de endividamento das famílias em 2012. Em números absolutos, o resultado da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência (Peic) significa que 1,909 milhão de famílias tinham algum tipo de dívida em maio na capital paulista, ante 1,814 milhão em abril.

Na comparação com maio de 2011, o nível de endividamento subiu 7,5 pontos porcentuais em relação ao nível de 45,7%. No ano passado, em maio havia 1,639 milhão de famílias endividadas.

Segundo a entidade, o aumento do indicador pode ser justificado por fatores pontuais, como redução ou isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para eletrodomésticos de linha branca, móveis, revestimentos e luminárias. "Essas medidas incentivaram as compras de bens no primeiro trimestre", afirma a federação, em nota divulgada à imprensa. "Além disso, a confiança do consumidor está em patamar elevado, e os bons níveis de emprego e renda incentivam o consumidor a fazer novas dívidas."

A pesquisa aponta que o total de famílias paulistanas com contas em atraso apresentou leve queda, de 0,3 ponto porcentual, em maio ante abril, para 21,5%. Na comparação com o mesmo mês de 2011, no entanto, maio registrou alta de 7,1 pontos porcentuais.

O principal tipo de dívida, de acordo com a FecomercioSP, é o cartão de crédito (77,2%), seguido por crédito pessoal (19,3%), carnês (17,6%), cheque especial (9,8%) e financiamento de carro (8,9%), entre outros.

TAGS