PUBLICIDADE
Notícias

Dilma discutirá investimentos com setor sucroalcooleiro

13:03 | 14/06/2012
A presidente Dilma Rousseff disse nesta quinta-feira que o setor sucroalcooleiro brasileiro está em uma fase mais madura e que o próximo encontro entre governo e empresários do setor será para tratar de investimentos. "Acredito que o Brasil está agora sendo chamado, no caso etanol, a dar um outro passo, que é a ampliação dos níveis de investimento. Esse vai ser o nosso próximo momento", disse.

Na solenidade realizada no Palácio do Planalto e na qual entregou selo de boas práticas a 169 indústrias de cana-de-açúcar, Dilma ressaltou também que "hoje é dia de celebração" do diálogo estabelecido entre governo, empresários e trabalhadores do setor. O selo faz parte do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar, firmado em junho de 2009 entre governo federal e entidades de trabalhadores e empresários do setor. O objetivo é aprimorar as condições de vida e de trabalho no cultivo da cana-de-açúcar e reintegrar os trabalhadores desempregados pelo avanço da mecanização da colheita.

"Hoje é dia de celebração de uma forma muito especial de entendimento civilizado entre segmentos diferentes, que é o diálogo, e as 169 empresas que receberam este prêmio merecem nossos parabéns", disse a presidente. "Chegamos até aqui a partir de um processo longo de maturação da importância do setor que produz etanol no Brasil". Segundo Dilma, hoje o Brasil tem a matriz energética mais renovável do mundo porque tem na sua composição principalmente o combustível etanol.

De acordo com a presidente, durante muito tempo o etanol foi acusado de duas coisas no País, de utilizar a Amazônia e de ter práticas incompatíveis, como o trabalho escravo, mas hoje, ainda segundo a presidente, o Brasil está em um outro patamar. "Esse prêmio demonstra que, em país civilizado, é possível diálogo entre trabalhadores, empresas e governo, com ganho competitivo para empresários, ético para o País e ganho fundamental para trabalhadores, que é o reconhecimento de seus direitos, com as melhores condições de trabalho. Nós com este ato estamos mostrando que o tema está concretizado no setor sucroenergético", afirmou.

TAGS