PUBLICIDADE
Notícias

Contrato das tuneladoras foi assinado nesta sexta-feira, 29

As tuneladoras, mais conhecidas por "tatuzões", deverão escavar os túneis da linha leste do Metrofor

11:23 | 29/06/2012

Atualizado às 15h58min

 

No começo da tarde desta sexta-feira, 29, o governador Cid Gomes teve uma reunião fechada com empresários da empresa norte-americana The Robbins Company, que venceu a licitação para produzir quatro tuneladoras para as obras da Linha Leste do metrô de Fortaleza (Metrofor). As máquinas são conhecidas como “tatuzões” e escavam os túneis.

Na reunião, foram tratados assuntos relativos à construção de uma fábrica da empresa no Pecém, e o contrato para a construção das tuneladoras foi assinado. O presidente da Companhia, Lok Whitewater Home, veio pela primeira vez à Fortaleza para apresentar o projeto ao governador Cid Gomes. A assinatuta teve a presença do governador, o presidente e do secretário de Infraestrutura, Adail Fontenel.

 O valor total da Licitação para compra das quatro tuneladoras é de R$ 128,2 milhões. A assinatura do contrato estava prevista para a última terça-feira, 26, mas foi adiada.

A empresa norte-americana The Robbins Company foi confirmada como ganhadora do processo licitatório na quinta-feira, 14. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 15 de junho deste ano. Dois dos equipamentos serão construídos no Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

A partir da próxima semana, os representantes irãos se reunir para esturarem o planejamento das obras. As duas primeiras tuneladoras deverão ser entregues em 10 meses, a partir da assinatura do contrato. Elas serão fabricadas nos Estados Unidos, mas montadas no Ceará. As duas últimas devem ser fabricadas e montadas em fábrica a ser construída no Porto Pecém com um investimento de R$ 20 milhões. A expectativa é de que até 2014 três estações do Metrofor estejam prontas

Redação O POVO Online

TAGS